Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Plano de aula para maternal 3 .



Planejamento semanal para maternal III

Eixos:


  •        Linguagem oral e escrita
  •       Matemática
  •       Artes
  •        Música e movimento
  •        Formação social e pessoal
  •         Natureza e Sociedade
Objetivos:

Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
- Incentivar o respeito aos colegas
Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
-  Ampliar a atenção visual, concentração..
- Trabalhar contagem e recitação de números até 3
 Desenvolver a consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca...
 
Metodologia: 

    Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).

Acolhida: Cantar música  de Boa Tarde.

Boa tarde, coleguinha, como vai?
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?

Na rodinha:

 Conversar como foi o final de semana... Onde foram, o que fizeram  (...)
Crachá:  Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

      Se Eu Fosse Um Peixinho....

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar

Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.
-  Cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.
-  A  professora também deverá usar o crachá.


Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
·       Quantos alunos vieram hoje?

·       Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
·       Vieram mais meninas ou mais meninos?

·       Quantas meninas?

·       Quantos meninos?

Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas  de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a maioria( tem  um  a mais...dois a mais... e assim sucessivamente) .



Calendário: A noção de tempo é difícil para essa idade, mas podemos  trabalhar com música e falar em qual dia da semana estamos.


Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira

Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.


         Hoje é segunda feira!!!

Ajudante do dia: Escolher na sala.

É interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.

Tempo: Conversar sobre o tempo:

·       Como está o tempo hoje?

·       Está com sol? Com chuva?  É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e  olhar o céu.

·       O que nós vestimos quando está calor?

·       E quando está frio?

Cantar música do tempo.

      Como está o tempo?


Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai chover...
Se o céu está limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de solzinho.


Se o céu está com nuvem
Bem com nuvem
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de chuvinha.

      


2ª feira: Linguagem oral e escrita.
        Ler o livro” A Criação do Mundo”.

 
                                              
- Comentar sobre o que Deus criou no primeiro dia...no segundo e assim sucessivamente.

- Lembrar que Deus criou todas as coisas...o céu, a terra, a água, as plantinhas, os animais e cada um de nós.


- Se Deus criou tudo com tanto amor  nós também devemos amar uns aos outros, cuidando com carinho do nosso corpo e não devemos machucar nossos coleguinhas.


- Então vamos fazer nossos combinados(regrinhas).

Formação social e pessoal: Criar combinados  junto com os alunos:

O que não devemos fazer com os coleguinhas?
Empurrar

Cuspir

 Chutar

 Beliscar

 Morder

 Unhar

     O que devemos fazer junto com os coleguinhas?
 Ser amigos

 Brincar

 Estudar

Ter carinho

 Dividir/emprestar brinquedos

    E na sala de aula/ professora?
-  Saber ouvir/falar

Não gritar

 Fazer as atividades com capricho

 Ter respeito

 Guardar os materiais/brinquedos assim que terminar de usar....

No decorrer do ano relembrar os combinados, sempre que necessário.
Recreio/Lanche:
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!

Matemática:


   Conhecendo melhor a turminha!!!


Conversar sobre:


A idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 3 anos..apresente o número 3).
Tem irmãos? Quantos?..
 Quais pessoas moram com você?
Criar condições para que a criança perceba que ela já relaciona com  os números, pois eles estão em toda parte.

·        Na idade que temos

·        Na quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.

·        Nas partes do corpo

·        Nos objetos/brinquedos

·        Na roupa nos sapatos...


  No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais sobre os números.

Filme: Assistir ao filme "A criação do Mundo".





3ª feira: (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, calendário e tempo).

Música e movimento
 Quem fez o grande sol?
 Quem fez as árvores?
 Quem fez os passarinhos?
 Quem me fez? (bis)
Deus fez o grande sol para brilhar,
Deus fez as árvores pra descansar,
 Deus fez os passarinhos pra voar
 e Deus me fez pra te amar!!!

  Após cantar, conversar sobre as coisas que Deus fez.

Artes visuais.

    Carimbando com as mãos


4ª feira: (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, calendário e tempo).

     Música e movimento
Vamos conhecer melhor o nosso corpinho?

    Cantar música da Xuxa “cabeça ombro joelho e pé”.


Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.
Contorno do corpo.
 Fazer o contorno do corpinho de um aluno.

-  Colocar as etiquetas nomeando as partes do corpo.

-   Afixar na sala de aula.



Matemática: Contando as partes do corpo.

-  Coloque a mão no nariz..quantos nariz você tem?

 Olhe para as mãos...quantas mãos você tem?

 Quantos olhos..boca...etc.

Representar quantidades com tampinhas.

Um..dois...

5ª feira: (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, calendário e tempo).

Natureza e sociedade:

      Retomando o que aprendemos. A criação do mundo!!!

No pátio observar o céu, a terra , as plantas, os pássaros e os amiguinhos...enfim tudo que estiver ao redor.

 Conversar sobre:

-   Os cuidados que devemos ter com as plantas

-   Com os animais

-  Com a higiene/chão, jogando lixo no lixo. Assim o mundo que Deus criou vai ficar bem limpinho e bem cuidado.

Produção de texto:

Relembrar a história “A criação do mundo” e atribuir um texto para ela, através das imagens.

6ª feira: (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, calendário e tempo).

Linguagem oral e escrita: Reconto  da História  trabalhada.
Brinquedos e brincadeiras.Brincar com os brinquedos que trouxeram de casa... Sexta é dia do brinquedo!!!

Apresentação musical no pátio.






Quem fez o grande sol?
Quem fez as árvores?
Quem fez os passarinhos?
Quem me fez? (bis)
Deus fez o grande sol para brilhar,
Deus fez as árvores pra descansar,
Deus fez os passarinhos pra voar
e Deus me fez pra te amar!!!

Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização,se reconhecem as partes básicas do corpo... através da observação e registro feito pela professora.



Sugestões de outros planos de aula!!!

Plano de aula para o 1º e 2º período/ o Patinho Feio
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2016/03/plano-de-aula-para-educacao-infantil-1.html
A dona Baratinha!!!

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/plano-de-aula-dona-baratinha-2-periodo.html
Consciência Negra!
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/plano-de-aula-consciencia-negra.html
Higiene
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/projeto-higiene-para-educacao-infantil.html

111 comentários:

  1. Adorei suas dicas sou nova na areá, mais com suas dicas pude perceber que estou no caminho certo....
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Sou mais um dos novatos na areá. Se possível, envie-me mais planos maravilhosos como estes para: guguda2012@hotmail.com. Antecipadamente, grato.

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelo elogio...mas não estou trabalhando com o maternal 3 . Só fiquei alguns dias e troquei para o maternal 1, são bem pequenininhos... quando sobrar um tempinho vou criar outros planos de aula para o maternal 3 e lhe envio ...ok!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. eu me formei inicio desse ano e irei começar a trabalhar dia 01 de agosto agora em uma turma de maternal de 3 e 4 anos. eles estao em uma mesma turminha. Estou meia perdida, mas adorei esse plano de aula, gostaria de saber de tens alguma sugestao a mais para me dar? muito obrigada e parabens pela criatividade!

      Excluir
    2. adorei seu plano, comecei a trabalhar em agoso de 2012 e em janeiro vou pegar o maternal I se puder mandar outras sugestoes para meu e mail ficarei muito grata.
      paulacagil@hotmail.com

      Excluir
    3. ESTOU COMEÇANDO TRABALHAR NESTA ÁREA ESTE ANO.ESTOU TRABALHANDO COM O MATERNAL DE 3 E 4 ANOS E ESTAVA UM POUCO INSEGURA,MAS ADOREI SUAS SUGESTÕES.VOCÊ ESTÁ DE PABÉNS!

      Excluir
    4. dificil não admirar sua capacidade...desprendimento e generosidade...MUITO OBRIGADA!!!

      Excluir
    5. Amei. Foi show. Parabéns!

      Excluir
    6. OI PROFESSORA AMEI O SEU TRABALHO ,ESTOU COMEÇANDO TRABALHAR AGORA COM O MATERNAL DE 2 A 3 ANOS , ESTOU MEIO PERDIDA GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA ,PODERIA ME MANDAR UNS PLANO DE AULA PRA ME AJUDAR ,OBRIGADA! FICA COM DEUS

      Excluir
    7. Adorei o seu trabalho, com certeza vai me ajudar muito.

      Excluir
    8. OI COMECEI AGORA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS PODERIA ME ENVIAR UNS PLANOS DE AULA PRA ME AJUDAR

      Excluir
    9. Boa noite!
      estou a caminho de um estágio na educação infantil, e nunca estive em sala de aula. estou perdidíssima, gostaria que se puder, me envie uns planos de aula para esse e-mail. simone-santos1990@hotmail.com. ah!! e meus parabéns pelo trabalho, muito amor pelo que faz.

      Excluir
    10. Amei ,Parabéns....Deus á abençoe grandemente.

      Excluir
  4. Também amei as sugestões, sou nova na área e estou com o maternal 1. Se possível, envie-me mais planos como estes, pois me ajuram bastante.Muito obrigada!!!
    e-mail: sousarobert@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. adorei!sou nova na aréa e preciso de ajuda,se pude me envie outros planos de aula.bjsss!!!! adrianadricafs@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHOSO, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei o seu blog sou mais uma nova professora preciso de ajuda de plano de aulas para o maternal,me ajude por favor!!!!!!
    fafababysauro@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. boa tarde amei seu blog, sempre que posso visito o blog, sou professora da creche, e fiquei muito feliz com a dica. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde professora. Gostei muito de sua criatividade como trabalhar com as crianças.

      Excluir
    2. AMEI SEUS PLANOS DE AULA.

      Excluir
  9. OTIMAS AS DICAS QUE TEM DADO... SOU NOVA NA AREA TAMBÉM E TUDO PRA EU É NOVIDADE, MUITO OBRIGADA E QUE DEUS CONTINUE NOS CAPACITANDO E QEU JUNTOS POSSAMOS CRESCER E CONSEGUIR MAIS VITÓRIAS EM SALA DE AULA.
    ABRAÇOS.
    KPM

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog. Seria possivel encaminhar alguns planos de aula para mim referente ao infantil III. Agradeço antecipadamente. Email: adaptacoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia adorei suas dicas sou a mais nova professora, preciso de ajuda de planos de aula para maternal. Por favor mande planos de aula para mim o meu email é silmarac_77@hotmail.com. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom !!!!Sempre é bom contar com as experiencias dos colegas!!

    ResponderExcluir
  13. NOSSA,QUE LINDO SEU TRABALHO PROFESSORA!!!!!!!!!PARABÉNS PELA COMPETÊNCIA..PELA DEDICAÇÃO..ADOREI ..VC É ESPECIAL!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Seu planejamento ficou ótimo! Muito bem organizado principalmente a música referente aos dia da semana.

    ResponderExcluir
  15. nossa muito legal! eu sou iniciante, trabalhava só com adolescentes e agora estou com Maternal 1, totalmente diferente!! vc poderia mandar pra mim material para o maternal 1? meu email é jomozelli@hotmail.com
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Ola, bom dia, primeiramente vou parabeniza-la por seu capricho em expor seu planejamento de aula, com isso so tem a ganhar e aprender, gostaria de receber planejamento e aula do maternal 2 que envolve crianças de 1ano e 9meses a 3 anos. ou será que posso utilizar esse que está no blog? Meu email é oliveiracava@gmail.com
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Os planos são postados para servir como fonte de pesquisa e idéias para que outras professoras possam montar os seus próprios planos de acordo com sua turma.No entanto, caso queira explorar o mesmo plano fique a vontade.... ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  18. OLA,
    ADOREI ESTE PLANO PROF IVANI;ESTOU NOVA NA AREA;ESTE VAI SER MEU PRIMEIRO ANO E ENSINAREI MATERNAL I;GOSTARIA DE SUA AJUDA PROFESSORA ,PARA DAR MEUS PRIMEIROS PASSOS.
    tais_lima2009@hotmail.com
    MUITO OBRIGADA!!!

    TAIS.

    ResponderExcluir
  19. sou nova neste assunto,e voçê mi ajudou muito,muito obrigada meu anjo,Deus te abençõe sempre!
    Pró Paty

    ResponderExcluir
  20. Amei as dicas....so tem a acrescentar no meu trabalho..sou iniciante e aprendi meio que na "marra" a fazer o plano e a melhor aula para minhas crianças...Se pucer enviar mais material por email ficarei muito grata. Meus alunos estão na faixa de 02 a 03 anos.Obrigada o email é mofalma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. olá, professora! Parabéns pela iniciativa e humildade em poder compartilhar com os novatos, pois sou uma também e estou perdida. Vou trabalhar com o maternal com crianças de 3 anos. Como faço na primeira semana, que é o início das aulas? Tem algum plano para esta etapa que possa me orientar. Peço por favor, enviar para o e-mail: cleitonaraujo29@hotmail.com. Agradeço desde já. (Vanessa)

    ResponderExcluir
  22. Olá ! Gostei muito das dicas e gostaria de receber as novidades .
    O meu email é : concitapereira26@gmail.com

    Desde já meus agradecimentos .

    ResponderExcluir
  23. COMECEI A TRABALHAR AGORA, ME AJUDOU MUITO NO PRIMEIRO DIA
    PODE ME MANDAR MAIS PLANOS POR EMAIL? anacrislopes@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sou Maria D Ajuda Araujo.
      Gostaria que vc enviasse para mim, planejamento, planos de aula, projetos, pois devem ser maravilhosos, que JESUS a ilumine sempre. Parabéns, sucessos!
      Meu e-mail: dajudaa@gmail.com
      Abracos!

      Excluir
  24. adorei,parabens.Vc pode pode me enviar mais ideias?ana2012dasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá adorei esse plano de aula,são otimas dicas ainda mas eu que sou nova na areaa e ja peguei maternal 3 com crianças de 3 e 4 anos,mas que ainda não foram a escola...Gostaria que vc me ajudasse caso tenha mas algumas dicas...
    Agradeço desde ja!!
    thatymgomes@hotmail.co

    ResponderExcluir
  26. OI eu sou nova na profissão e estou com criancas de 3 e 4 anos, queria dica de como montar a rotina, se tiver algo e puder me ajudar.. obrigada

    ResponderExcluir
  27. Seu plano de aula é maravilhoso! Estou começando agora em uma turma do maternal. Se possível, envie-me planos de aulas, sugestões, em fim, sempre que tiveres novidades para: c.maria.david@uol.com.br. Obrigada por compartilhar suas técnicas.

    ResponderExcluir
  28. Oi sou nova na profissão e estou perdida trabalho com cianças de 3 anos gostaria que por favor me enviasse plano de aula ,como trabalhar com eles agora no principio. Meu email é: margarethfreitas123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Seu trabalho é brilhante, parabéns!

    ResponderExcluir
  30. ESTOU COMEÇANDO AGORA COM UMA TURMA DE MATERNAL DE 2 A 3 ANOS GOSTARIA DE RECEBER ALGUNS PLANOS DE AULA ACHEI MT INTERESSANTE OS QUE VI SEUS MEU EMAIL OSSOSKEFR@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, trabalho com maternal de1e3 anos gosto muito do que faço por isso não poderia deixar
    de comentar sobre o seu plano, tendo em vista que o mesmo e de suma importância para nós educadores, pois podemos compartilhar informações, visando o melhor para nossos alunos que são tão dependentes de nós.

    ResponderExcluir
  32. parabéns planos excelente

    ResponderExcluir
  33. parabéns ta lindo seu trabalho, comecei agora trabalhar com o maternal e as dicas vai me ajudar muito.nilmamacaubas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. As sugestões de atividades são maravilhosas.Parabéns.Bjs

    ResponderExcluir
  35. que legal
    seu plano de aula está otimo
    um grande abraço
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  36. Professora parabéns! vc é 10. gostei muito de seu plano de aula, estou iniciando um trabalho agora com a turma de maternal 3e4 anos, nunca tinha trabalhado com essa idade, mais confesso q fiquei radiante com suas dicas, agora tenho certeza que farei um bom trabalho, seguindo suas orientaçãos. E por favor poste mais planos, suas ideias são maravilhosas. Muito grata pela dica. um abraço..

    ResponderExcluir
  37. adorei estes lanos de aula por favor poste mais vcse tem ótimas idéias

    ResponderExcluir
  38. ola boa tarde! adorei esse plano,estou iciciando agora e vou trabalhar com nivel um,dois e tres em uma sala so.vc pode me dar dica de como fazer pra trabalhar com esses tres niveis em uma sala so??por favor estou precisando de ajuda. meu email: wilmaedues@hotmail.com.aguardo respostas.obrigada

    ResponderExcluir
  39. Ivani você é extraordinaria em projetos, amei! Sou nova na area e trabalho atualmente com crianças de 3 a 5 anos se for possível mande para mim seus projetos que são ótimos porfavor nao esqueça, parabéns!! Meu email é tynhagatinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. ola! gostei muito de seu plano de aula, sou nova nessa area, me formei recentemente e se fosse possivel gostaria que me mandasse aluns projetos como estes e sugestões pois achei este muito interessante e sei que iria me ajudar muito, estou atualmente com maternal 2. Desde ja agradeço. Parabens!!! meu email é alessandralorenzi_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá professora Ivani, seu blog esta excelente mas eu precisava de sua ajuda a respeito do plano de aula do turno da tarde com a turminha do berçário, sou nova nesta área e preciso urgente de sua ajuda. Um abraço e espero poder contar com você.Meu email é elismsg@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No berçário é difícil o momento para sentar e dar aula, devido as necessidades individuais(troca de fraldas, comidinhas, fruta, banho)..Você esta dividida entre o cuidar e o educar ...o ideal é colocar bastante recursos visuais,materiais de diferentes texturas,cantar bastante, mostrar figuras coloridas de animais, incentivar passar dentro de túnel ou caixa/túnel, brinquedos diversificados. Na EMEI que eu trabalho, no berçário não faz plano de aula, sendo que prioridade é a higiene, alimentação e bem estar, nos momentos possíveis as professoras fazem o que eu mencionei anteriormente. No portfólio tem o espaço para foto comentada(o que gosta de comer, quando nasceu o primeiro dentinho,quando andou...etc)

      Excluir
  42. Parabéns!!!!!!!!vc e minha amiga nos trabalho de pedagogia!!!!!!!!DEus te abençõe pelo seu lindo trabalho. bjs Adriana.

    ResponderExcluir
  43. Adorei a sugestão, este ano estarei com o maternal 3 e meu terceiro ano, passei pelo berçário, maternal 1 e estou insegura com o três se puder mandar sugestão de plano de aula, ficarei grata!
    anabellelsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. ola sou iniciante nesta área,vou começar a trabalhar no nível 3,gostaria que se pude mandar sugestões de plano de aula para este nível,ficarei grata

    ResponderExcluir
  45. Bom dia professora,suas atividades são maravilhosas, esse é o meu primeiro ano como professora
    seus plano de aulas estão me orientando. Parabéns se puder me envie atividades para turma de 2 anos marla.lene@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. oi gostaria de um plano de aula do infantil 3 se poder enviar agradeço cyndi-20112011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. olá adorei seu plano de aula gostaria d mais se puder estou começando agora na educação infantil maternal de 2 a 4 anos e jardim 1 os alunos estão todas na mesma classe estou perdida nao sei como fazer me ajuda por favor, alguns ja sabem o alfabeto outros nem sabe como se chamam
    ass... laura s.A Lauraeley@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Amei seu trabalho, vc é demais . vc tem plano de curso, sobre todo o ano?? como posso conseguir?? Obrigada!!!
    Renata. rescardini@ig.com.br

    ResponderExcluir
  49. amei esse plano de aula gostaria de receber por mail alguns plano de aula para maternal II genisefernand@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Sou nova na área, e adorei as suas dicas. não sei se eu quero isso pra minha vida, mas estou em esperiência.

    ResponderExcluir
  51. Olá, adorei sua dicas... sou nova na área por gentileza teria como me ajudar, como enviar alguns planos de aula para maternal 2 anos de idade. ariane-bueno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá sou novo nessa área e fiquei interessado nessa aula, e queria saber qual é o tema especifico dessa aula! aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  53. Olá,profª Ivani sou nova nessa área achei super interessante o seu plano de aula resolvi seguí-lo. Gostaria muito de sua ajuda e que me enviasse mais alguns trabaalhos para o meu email. Grata! msandraafigueiredo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Adorei se possível me mande mais ideias barbara_brenda1993@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde colega.Gostei muito de seu talento Parabéns.

    ResponderExcluir
  56. parabens vc. me ajudou mto foram boas sugestoes......

    ResponderExcluir
  57. Simplesmente perfeitooooo!!!!

    ResponderExcluir
  58. PARABÉNS PROFESSORA! CONTINUE AJUDANDO OS PROFESSORES POSTANDO SUA CRIATIVIDADE. EXCELENTES SUGESTÕES.

    ResponderExcluir
  59. Parabéns! Seu plano vai me ajudar bastante, pois estou iniciando agora. Se puder me mande mais alguns no meu email spneidinha@hotmail.com ficarei muito grata. Obrigada!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde pró! Diante deste vasta ludicidade, quero te parabenisar. Realmente da pra perceber que vc gosta do que vivem. Amei!!. Me falta palavras para poder falar sobre o seu trabalho.Serviu muito mesmo para mim, só queria saber como vc conseguir fazer todo este trabalho. Só quero te dizer três palavras: DEUS TE ABENCOE. BJSSS CHA.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde gente, o que vocês acham da lição de casa no ensino infantil? quantas por dia e a partir de que idade ou série(ano)escolar?

    pergunto isso pois na escola dos meus filhos o menino tem 3 anos e a menina tem 2, na escola deles é da seguinte maneira, só tem dever para casa mesmo a partir do grupo 4( é a série 2 anos antes de chegarem no primeiro ano(antiga alfabetização).

    no grupo 2 eles no segundo semestre quando as crianças já estão mais socializadas na escola e com uma melhor linguagem verbal, eles começam a mandar toda semana um livro escolhido pela própria criança na sexta feira, para ela contar da maneira dela para a escola na segunda feira e um livro chamado livro do final de semana que é da seguinte maneira, o que fizemos no final de semana, juntamos objetos etc de onde fomos como guardanapo se tivermos ido a um restaurante, se fomos a algum lugar que tenha ingresso como teatro etc, ficamos com aquela parte que eles devolvem e se tiverem só dormido, levam um travesseiro para a escola, para as crianças puderem se lembrar do que fizeram no final de semana e desenvolverem a linguagem verbal.

    quanto ao de 3 anos de idade ele tem atividades na escola e pesquisa na escola sobre vários temas como indígenas e crianças brasileiras e africanas, E SOBRE AS DIFERENÇAS.. o saquinho do final de semana continua e o livro também, mas quanto as atividades, não tem dever para a casa ainda, a escola diz que nessa idade, eles tem que fazer atividade na escola, só que a partir dos 4 anos, eles falam que começam a introduzir os deveres de casa aos poucos apesar de que na verdade eles já começam com o tal livro do final de semana, esse livro acaba mais além de ajudar os filhos a aproximar os pais etc tambm,.

    vocês acham que a escola dos meus filhos está certa ou não? e você professora ivani?

    e os demais, seus filhos tem dever todo dia para a casa na educação infantil?

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde!
    Pena que você não deixou o seu nome. Enfim, quanto ao para casa ele deve ser para a criança e não para os pais.Sendo assim a criança de 2 e 3 anos está desenvolvendo a socialização a linguagem oral, gosta de cantar, dançar, recitar parlendas, ouvir histórias e trabalha o reconhecimento do nome próprio. Em nossa escola/município trabalhamos com o portfólio do aluno, nele consta os avanços e avaliações do desenvolvimento da criança, relatos ...recontos...etc. Então os pais participam,no maternal 3, de algumas tarefas realizadas junto aos filhos. por exemplo: quebra cabeça com o nome da criança para montar junto com o filho, colagens,arte sobre a história lida. No 1º período a criança leva um para casa por semana, no 2º período 2 para casa por semana, no 1º ano do ensino fundamental 3 para casa por semana , e do 2º ano em diante 4 para casa por semana(na sexta feira não tem para casa).Sempre a professora orienta aos alunos como é para ser feito o para casa, assim ao chegar em casa o aluno é capaz de fazer com autonomia. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  63. Bom dia pró Ivani, bom também acho que não se deve ser para os pais, mas no caso do que a escola de meus filhos fazem por causa da pouca idade dos meus filhos, a pesquisa pelo menos de primeira acaba sendo para os pais, depois que a gente leva para a escola as coisas que no dia a dia, passa a ser da criança e da escola, e nessa fase agora as crianças com 2 anos e 3 anos que é o caso dos nossos filhos não sabem ler, então a leitura do livro temos que fazer para ele, e eles adoram.

    como você disse m sinceramente a partir dos 4 anos eu não acho que a criança já tem autonomia para fazer a lição de casa, penso que só aos 5 e olhe lá , então aos 4 sempre terá que ter o nosso auxílio, pois possa ser que eles esqueçam as instruções dada pelo professor na sala de aula, a não ser que o professor grave o que falou. mas aí seriam muitas crianças, no caso de meus filhos o de 2 anos são 8 alunos na sala no de 3 anos são 12.

    ah ia me esquecendo, meu nome é Augusto


    ResponderExcluir
  64. Bom dia Augusto!

    Você está de parabéns por se preocupar e dedicar com a aprendizagem dos seus filhos desde cedo. Mesmo que a escola não utilize o portfólio do aluno com a participação dos pais, relatando a vida, nascimento , a história e escolha do nome ....e atividades envolvendo arte. Você pode contribuir em casa contando histórias e ouvindo o reconto das crianças.É muito interessante a pseudoleitura a criança ler (antes mesmo da leitura convencional )observando as imagens dos livros, converse com seus filhos como foi o dia dele? O que fizeram? Do que mais gostaram? Se aprenderam uma música e/ou parlenda diferente para que repita/cante para você.Se possível filme e deixe a criança assistir.Você verá como isso auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e expressividade.Atualmente estou atuando como supervisora da escola M.Leon Renault, que é uma escola rural e pública .
    Veja em:escolaleonrenault.blogspot.com


    Foi um prazer enorme interagir com você! Espero ter-lhe ajudado!

    ResponderExcluir
  65. mas o livro do finala de semana é exatamente sobre o reconto pró ivani.

    agora eu gosto dessa área de pedagogia, se bem que eu se fosse professor e quase fui seria do ensino fundamental I E INÍCIO DO II , mas certos preconceitos dos outros em relação a área, me fizeram desistir de sequer tentar, me sinto muito mal com isso, essas coisas da sociedade, difícil .

    ResponderExcluir
  66. Boa noite professora
    Adorei as dicas vou coloca-las em prática !
    Essa semana sera a adaptação, estou um pouco apreensiva
    Devo fazer as atividades logo no início
    Não entendo muito sobre a semana da adaptação, estou com receio de como os aluninhos novos vai me ver
    Deus abençoe viu

    ResponderExcluir
  67. Professora você recebeu o meu email? Elen

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, Ellen!

    Todos os dias siga uma rotina com sua turminha de fazer a fila para ir para a sala, cante música de bom dia ou boa tarde, faça a roda de conversa com todos sentados no chão e fazer os combinados em ouvir com atençao o que a professora diz, ter cuidado e repeito com o coleguinha, conversar sobre o que fizeram no final de semana ou pela manhã, cantar música para a entrega do crachá, perguntar a letrinha inicial a final, montar quebra cabeça com o nome...entre outras atividades.
    Quando for sair da sala com a turma converse sobre o que irão fazer no pátio ou se é hora do lanche, que todos devem permanecer juntos.É preciso conhecer a rotinha/proposta da professora. Sempre que uma criança fizer algo que você não ache bacana , chame-a para conversar, abaixe e olhe na altura dos olhos da criança e explique... até a criança compreender(demora um pouco para impor limites, mas você conseguirá).
    Em meu blog tem planos de aula semanal que vc pode adaptar para a sua turminha.Conte a mesma história todos os dias até as crianças conseguirem fazer o reconto oral, cante várias música,pode colocar um cd para acompanhar, faça gestos, dance, monte cantinho com faz de conta, com carrinhos, secador de cabelo, bonecas de pano lembrando de colocar também bonecas negras(inclusão e pertencimento do negro desde o ensino infantil)...faça artes com giz de cera e cole bolinhas de crepon, a criança rasga o papelzinho e faz a bolinha depois cola em cima do desenho. Após as atividades ficarem prontas, exponha no mural ou varalzinho.Enfim com atividades atrativas , muita conversa você irá conquistando a confiança o respeito e o carinho de todos os alunos.Leve uma lembrancinha nas sextas feiras de acordo com o tema trabalhado durante a semana, escreva bilhetes relatando as ocorrências em sala de aula explicando uma queda , mordida...etc.Assim todos confiam mutuamente...e você irá se apaixonar pela educação infantil. Beijossss

    ResponderExcluir
  69. Pró Ivani, que legal achar uma educadora que tenha blog e pelo que vejo responde ás dúvidas das pessoas.

    Bom eu sou apenas uma mãe sem saber criar os filhos direito, principalmente no que se refere a educação escolar.

    Percebi que você é professora também do terceiro ao quinto ano.

    Estou angustiada esses dias, pois o que acontece é que eu tenho dois filhos um menino e uma menina, a menina tem 9 anos e está no quarto ano, o menino tem 7 e está no segundo ano, no entanto ´Gustavo é muito curioso, principalmente no quesito Matemática, ele pega escondido o livro da irmã quando esta não está em casa, e Lê, quem me falou foi a menina que fica em casa, enquanto eu trabalho. Ele algumas vezes pede a irmã para que ensine a ela as coisas do livro dela e do que ela está aprendendo, eu proibir a irmã de ensinar a ele coisas da série dela, pois acho que não é hora ainda dele aprender, e sim só quando lá chegar, mas ele quer e a menina está ansiosa para ver se o irmão realmente aprenderá coisas do ano/série dela.

    estou certa em não deixar, ou devo deixar?

    SERÁ QUE SE EU DEIXAR não será prejudicial para ele.

    agora é só em matemática que ele tem esse interesse.

    me ajude pro ivani por favor.

    ResponderExcluir
  70. esqueci de dizer meu nome, meu nome é Marina

    ResponderExcluir
  71. Marina tenho certeza que você é uma mãe maravilhosa! Vejo que tem duas crianças muito espertas, porque um quer aprender e a outra ensinar e verificar a aprendizagem. Ter curiosidade é bacana, sim, mas cuidado para não confundir a criança com conteúdos que ainda não são do nível dele. Tente providenciar jogos, desafios, situações problemas , trilhas, quebra cabeça que instiguem a descoberta matemática no 2º ano....e assim gradativamente.Um abraço!

    ResponderExcluir
  72. obrigado, ajudou-me bastante muita informação e recheado de conhecimento.pois me ajudar a elaborar o meu trabalho projeto de intervenção

    ResponderExcluir
  73. obrigado, ajudou-me bastante muita informação e recheado de conhecimento.pois me ajudar a elaborar o meu trabalho projeto de intervenção

    ResponderExcluir
  74. Que bom Edenilson volte sempre!

    ResponderExcluir
  75. Adoro teu trabalhao Ivani ,quando comecei a trabalhar peguei o maternal fiquei atrapalhada pois não tinha experiencia com essa faixa etária mas visitando teu blog , descobri um mundo de atividades !aravilhosas para meus pequenos ,parabéns é lindo teu trabalho .

    ResponderExcluir
  76. Adoro teu trabalhao Ivani ,quando comecei a trabalhar peguei o maternal fiquei atrapalhada pois não tinha experiencia com essa faixa etária mas visitando teu blog , descobri um mundo de atividades !aravilhosas para meus pequenos ,parabéns é lindo teu trabalho .

    ResponderExcluir
  77. Obrigada pelos elogios . Fico satisfeita em poder contribuir com os professores, principalmente em início de carreira, pois é um momento que é preciso sentir segurança ...então, ter um ponto de apoio é fundamental. depois aprende ter autonomia e fazer os próprios planejamentos...Volte sempre, Deise!

    ResponderExcluir
  78. parabens prof Yvani Ferreira,
    bj Gilma

    ResponderExcluir
  79. nossa professora Ivani gostei muito do seu planejamento , e com serteza foi de grande importancia para mim

    ResponderExcluir
  80. nossa adorei.... sou nova na área e estou necessitada de novas ideias sera possível enviar algumas sugestoẽs sobre planejamentos para o maternal (2).....jucilene222@hotmail.com agradeço desde já

    ResponderExcluir
  81. Aqui no blog tem outros planos de aula.É só procurar na lateral direita.Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  82. Muito bacana . Obrigada por compartilhar suas experiências! Sou sua fã..beijosss (Néia)

    ResponderExcluir
  83. perfeito, obrigada por compartilhar conosco suas experiencias.

    ResponderExcluir
  84. Amei seu plano de aula!! Tenho muita dificuldade em elaborar um, se puder me mandar alguns de maternal 1 e 2 ficarei mto agradecida. Assim vou aprendendo a me organizar melhor.
    Que Deus te abençoe por compartilhar seu trabalho conosco!
    Rayane

    ResponderExcluir
  85. Boa noite, acabei de conhecer seu blog, estou totalmente encantada. Trabalho com crianças de 02 anos de idade, gostaria de receber sugestões de atividades para eles, na sala tem crianças que não atende as solicitações e os pais acham normal.
    Preciso de outra ajuda. O que posso fazer para melhorar minha escrita, minha redação, conseguir colocar corretamente todas as minhas ideias.
    Me ajude por favor. Obrigada e parabéns. Espero que responda, por favor. Um grande abraço.
    Meu nome é Cida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida! Que bom que gostou do blog. Estou sempre compartilhando minhas atividades e atividades de outros profissionais que me enviam para ser compartilhadas.As crianças de 1 a 3 anos tem pouca concentração e as atividades precisam durar pouco...O importante é não desistir. Vá oferecendo diversas atividades, contato com livros ,brinquedos, texturas ...com o tempo você irá conseguir muitos avanços com eles.Quanto a escrita. vá olhando outros planejamentos , relatos para ir direcionando e não tenha medo de escrever. Peça alguém para ler, você mesma releia e reescreva...sem medo de ser feliz!!! Sucesso para você Cida!!!!

      Excluir
  86. Vou ter também meu primeiro dia de aula com o maternal III, estou ansioso por ser homem e cadeirante. É um desafio muito grande, mas, vi suas dicas e creio que com Deus na frente tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  87. Adorei suas dicas sou nova na área estou um pouco perdida pois fiz meus estágios só com crianças maiores e não sei como trabalhar com crianças menores de 3 anos fiz algumas entrevistas e não passei acho que foi pelo plano de aula será que você poderia me passar algumas dicas de como fazer um plano de aula para crianças menores de 3 anos desde já eu lhe agradeço meu e-mail é fabiana257rocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde Pro Ivani!
    parabéns por seus trabalhos, obrigada polas dicas.





















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































    pode me dizer onde encontro a melodia da musiquinha da previsão do tempo










    ResponderExcluir
  89. Boa tarde! já atual como professora da educação infantil, amei seu planejamento se puder me mandar mais o meu gmail desde já grata .marinetesouzasantos@outlook.com

    ResponderExcluir
  90. Simplesmente amei a sua metodologia.

    ResponderExcluir
  91. Simplesmente amei a sua metodologia.

    ResponderExcluir
  92. Parabéns pela qualidade do conteúdo e muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir