Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Teatro Chapeuzinho Vermelho

Texto para teatro: Chapeuzinho Vermelho

Narrador- Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.

Um dia, sua mãe pediu:

 Mãe- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces, biscoitos, pãezinhos e frutas que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?

Chapeuzinho- Claro, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!

Mãe- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.

Chapeuzinho - Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!

Narrador-E assim foi. Ou quase, pois a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.

(Chapeuzinho)

Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
A estrada é longa, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente

Narrador - Chapeuzinho Vermelho nem reparou como o lobo estava perto...Ela nunca tinha visto um lobo antes, menos ainda um lobo mau. Levou um susto quando ouviu:

Lobo-- Onde vai, linda menina?

Chapeuzinho - Vou à casa da vovó, que mora na primeira casa bem depois da curva do rio. E você, quem é?

Narrador- O lobo respondeu:

Lobo- Sou um anjo da floresta, e estou aqui para proteger criancinhas como você.

Chapeuzinho - Ah! Que bom! Minha mãe disse para não conversar com estranhos, e também disse que tem um lobo mau andando por aqui.

Lobo - Que nada - respondeu o lobo - pode seguir tranqüila, que vou na frente retirando todo perigo que houver no caminho. Sempre ajuda conversar com o anjo da floresta.

Chapeuzinho - Muito obrigada, seu anjo. Assim, mamãe nem precisa saber que errei o caminho, sem querer.

Lobo - Este será nosso segredo para sempre... saiu correndo e cantando:

(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um
bom petisco para encher a minha pança

Narrador- Chegando à casa da vovó, o lobo, fingindo ser chapeuzinho vermelho, bateu na porta,:

Lobo- Vovó, sou eu, Chapeuzinho Vermelho!

Vovó - Pode entrar, minha netinha. Puxe o trinco, que a porta abre.

Narrador- Assim que o lobo entrou, ele prendeu a vovó dentro do armário. E se deitou no lugar dela, cantarolando.
Nessa cama agora,vou ficar bem quietinho

Pra comer os doces da chapeuzinho.

Narrador- Chegando à casa da vovó, Chapeuzinho bateu na porta:


Chapeuzinho - Vovó, sou eu, Chapeuzinho Vermelho!

Lobo- Pode entrar, minha netinha. Puxe o trinco, que a porta abre.

Narrador- A menina pensou que a avó estivesse muito doente mesmo, para nem se levantar e abrir a porta. E falando com aquela voz tão estranha...

Narrador- Chegou até a cama e viu que a vovó estava mesmo muito doente. Se não fosse a toquinha da vovó, os óculos da vovó, a colcha e a cama da vovó, ela pensaria que nem era a avó dela.

Chapeuzinho - Eu trouxe estas flores e os docinhos que a mamãe preparou. Quero que fique boa logo, vovó, e volte a ter sua voz de sempre.

Lobo- Obrigada, minha netinha (disse o lobo, disfarçando a voz de trovão).

Narrador- Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:

Chapeuzinho - Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?

Lobo- - É prá te olhar melhor, minha netinha.

Chapeuzinho - Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?

Lobo- - É prá te cheirar melhor, minha netinha.

Chapeuzinho - Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?

Lobo- - São para te acariciar melhor, minha netinha.

Chapeuzinho - Mas, vovó, por que essa boca tão grande?

Lobo- - Quer mesmo saber? É prá te comer!!!!

Chapeuzinho - Uai! Socorro! É o lobo!

Narrador- A menina saiu correndo e gritando, com o lobo correndo bem atrás dela, pertinho, quase conseguindo pegar.

Por sorte, um grupo de caçadores ia passando por ali bem na hora, e seus gritos chamaram sua atenção.

(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias


Narrador- E rapidamente, amarraram o lobo, bem firme para ele não fugir.

Todos já iam comemorar, quando Chapeuzinho falou:

Chapeuzinho - Acho que o lobo devorou minha avozinha.

caçadores- Não se desespere, pequenina. Acho que estou ouvindo sua vovozinha bater e gritar, vamos ver...

Narrador-  o caçador abriu a porta do armário e soltou a vovozinha.

- Viva! Vovó! Viva! Vovó!

Narrador- Chapeuzinho Vermelho aprendeu que devemos sempre, ouvir os conselhos da mamãe e não falar com estranhos. E todos comemoraram a liberdade conquistada, até mesmo a vovó, caiu na farra.

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta

                       Mas a tardinha
                                    Ao sol poente
                                    Com a mamãezinha
                                    Dormirei contente!


FIM

41 comentários:

  1. adoreiiii...TENHO UM PROJETO: QUE SE CHAMA CAMINHOS DA LEITURA E FIZEMOS UM APRESENTAÇÃO COM ESSA PEÇA

    ResponderExcluir
  2. mt bom minha escola precisa disso e agora tenho as falas e textos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha escola como e a melhor da goinania fez uma aptesentação e eu adorei meus alunos estao de parabens

      Excluir
  3. Respostas
    1. Irei apresentar para a escola toda
      Aliás é muito boa a peça

      Excluir
  4. vou apresentar essa peça na escola !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei otimo texto !!!!!! esse texto mostraa pespectitiva de muitas pessoas q vao fazem teatro e tem poucos dias para apresentar !!!!! otimo vcs estao de parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  6. gostei muito deste texto!!!!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. nao sei ainda estou fazendo uma traduçao e espero que seja bom

    ResponderExcluir
  8. Muito bom..gostei muito...

    ResponderExcluir
  9. adorei o texto ... é um maravilhoso , minha professora vai adorar , muito obrigada

    ResponderExcluir
  10. Ótimo! Ajudou-me muito!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Me ajudou bastante com um trabalho na Formação de Professores!
    Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  12. Que bom que vcs estão gostando! Deixe o nome no final da postagem...beijosss

    ResponderExcluir
  13. Muito legal vou apresentar para a minha familia

    ResponderExcluir
  14. Eu e a minha família vamos fazer essa peça está mto boa profª Ivani Ferreira está de parabéns

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia

    Estou com um projeto de Leitura Dramatizada, do Gov. do Estado de SP.

    Copiei o texto para os alunos compararem o texto Narrativo com o Teatral.

    Creio que eles irão adorar.

    Depois Publicarei como foi a aula. E Muito Obrigado pela publicação

    Que Deus Ilumine seu Caminho Profª Ivani

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom. Estou até querendo fazer uma adapitaçao para quadrinhos e dar para meu irmão de presente. Ele precisa de incentivo para ler, espero que não se importe. Seu trabalho é ótimo parabéns parabens e obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do seu trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Vou aprezentar para as criNcas @day igreja

    ResponderExcluir
  20. OBRIGADA!!! ME AJUDOU A PREPARAR AS FALAS PARA MEUS ALUNOS DE 2 ANO MUITO PRÁTICO DEUS A ABENÇOE SEMPRE....

    ResponderExcluir
  21. Parabéns! Belíssimo trabalho. Sou aluna e vou apresentar esta peça. Só queria saber onde acho o ritmo das musicas pq n achei no YouTube...

    ResponderExcluir
  22. Olá! Obrigada por postar! Gostei muito! Vamos utilizá-lo em nossa escola.

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso! adorei!, com certeza vou apresentar com meus alunos nos projetos da sala de leitura. Parabéns querida, obrigada pelo seu trabalho !

    ResponderExcluir
  24. Nós vamos apresentar no dia 25 do 06 de 2022 vai ser sábado de tarde não vai ter quase tempo

    ResponderExcluir