Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 21 de outubro de 2017

“Minha Galera Faz Eco”.




Com o objetivo de disseminar a importância da preservação ambiental entre os jovens, a Coca-Cola Femsa Brasil lançou o programa “Minha Galera Faz Eco”.


As escolas de Brumadinho tem aproveitado a oportunidade e  marcado presença no programa, com projetos e ideias inovadoras, fomentando nas comunidades e nos jovens a importância de atitudes sustentáveis.

     SUSTENTA JÁ!

Os estudantes da Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz, de Brumadinho (MG), foram os vencedores da primeira edição do programa ambiental “Minha Galera faz Eco.






O projeto vencedor/2016, denominado “Sustenta Já”, elaborado por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, consistiu na elaboração de um sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento na comunidade do Tejuco, que sofre com a crise hídrica e também com a poluição dos rios da região. O primeiro passo dos estudantes foi conscientizar os moradores do Tejuco sobre a gravidade do problema de falta de água e a necessidade do uso responsável. Posteriormente, os jovens apresentaram à comunidade o projeto de recolhimento de água da chuva com materiais de baixo custo instalados nas calhas dos telhados das casas.



UM NOVO OLHAR PARA O LIXO.

Neste ano (2017) , Escola Municipal  Carmela Caruso Aluotto vem desenvolvendo um projeto sobre o reaproveitamento do lixo , conscientizando aos alunos  sobre o reaproveitamento do lixo  e atuando como  multiplicadores dos "5 Rs" na comunidade, diminuindo assim, os resíduos para o lixão.





Para atingirmos a sustentabilidade ambiental e garantirmos um futuro ecologicamente correto, devemos por em prática os 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O Significado dos 5 Rs da Sustentabilidade

1 Repensar

Antes de efetuar qualquer compra reflita se é realmente necessária tal aquisição, se você não está comprando por impulso, talvez você até consiga reaproveitar algo que já possui. Avalie quais os danos este produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde.

2 Recusar

Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente.

3 Reduzir

Reduza seu consumo, o barato às vezes sai caro, por isso adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Outras formas de reduzir são: preferir alimentos a granel, levando seu próprio recipiente, utilizar lâmpadas LED, usar pilhas recarregáveis, etc. Desta forma além de ter uma economia, você reduz o seu lixo.

4 Reutilizar

Dê uma nova vida para matérias que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade, resíduos de plásticos, papéis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato virando lindas peças de decoração.

5 Reciclar

Faça coleta seletiva na sua casa, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar economiza-se energia, recursos naturais, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Faça a sua parte e não ignore esses 5 Rs tão importantes, e incentive todos a sua volta a adotar práticas em sintonia com a sustentabilidade ambiental.


Outras participações de sucesso!


http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2016/10/ivani-ferreira-foi-entrevistada-pela_6.html


Projeto vencedor em 2017


Escola de Nova Lima é a vencedora do programa de educação ambiental Minha Galera Faz Eco

Um comentário: