Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 19 de novembro de 2017

Plano de aula: Maju não vai a festa/ Consciência Negra

                
Tema:Valorização da Identidade

                Maju Não Vai à Festa!

A obra " Maju não vai à festa",nos mostra que, devemos valorizar nossa identidade; não devemos mudar nosso jeito de ser , de viver  e de pensar para agradar aos outros. A diversidade é maravilhosa! Existem pessoas de todas as cores/raça e cabelos de várias formas. Isso é maravilhoso!

Objetivos:

  • Conhecer histórias com personagens/princesas negras;
  • Valorizar a própria identidade;
  • Desenvolver a autoestima;
  • Produzir textos/frases;
  • Fazer/criar artes.

Desenvolvimento: Leitura oral e escrita

1º Momento:Leitura do livro: 
                  Maju Não Vai à Festa!




























Iniciar apresentando e analisando a capa.

Explorar o título, imagens....autora...

Observando o título, o que podemos pensar/ intuir?

  • Haverá uma festa!
  • Maju não irá à festa.Será que ela não foi convidada? Qual será o motivo?
  • Falar sobre a autora...ilustrador...

   Conhecendo a autora:


Mônica Pimentel nasceu em Carangola-MG em 26 de junho de 1976. Graduou-se em letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou diversos trabalhos na área da cultura, como: Teatro(interpretação e direção), Contadora de Histórias, Doutora Alegria.
                 

"A professora e escritora mineira, Mônica Pimentel, teve a sensibilidade de olhar para a situação que sempre está presente na infância de quem tem cabelos cacheados e crespos, a rejeição dos cabelos por achar feio e escreveu este livro. A ideia surgiu após a autora perceber que uma de suas alunas tinha dificuldades em aceitar os cabelos crespos/cacheados e, com isso, sentia-se inferior as outras crianças, Mônica criou  uma história para ajudar no processo de aceitação das  características físicas das crianças negras".

Lendo o livro!

Leitura em voz alta , realizada pela professora.Utilizando a entonação adequada para o diálogo entre as princesas.



2º Momento: Roda de conversa

Interpretação oral/conversa sobre o texto:

  • Como  se chama a personagem principal da história?
  • Quem são seus pais?
  • Com quem Maju Brincava?
  • O que Maju descobriu sobre seus cabelos?
  • Qual princesa veio visitar Maju?
  • De quem ela era filha?
  • Qual o motivo da visita?
  • Em quais ocasiões recebemos convites?
  • Qual era a regra para ir ao baile?
  • Como eram as princesas do reino de Clarice?
  • Vocês acham correto um reino onde todos os cabelos são iguais/ lisos?
  • As princesas dos livros possuem que tipo de cabelo? Por que será?
  • No final , Maju foi ou não foi à festa?
  • O que Maju fez?
  • O que os amigos pássaros fizeram com Maju?
  • O que aconteceu no final da história?
  • Vocês gostaram da história? Gostaram do final? Mudariam o final?

Obs: O roteiro acima é uma sugestão! A conversa deverá fluir naturalmente sobre o texto.

3º Momento: Produção de texto - Convite.

- Dividir a sala em 2 grupos.

Grupo 1:

Crie um convite de acordo com o texto.
Regra:Todas as princesas de cabelos lisos

Grupo 2:

Crie um convite para um baile da diversidade!Onde cada um deverá ir do seu jeito especial de ser.

Lembre-se  de colocar local e data.

- Cada grupo deverá escolher 2 integrantes para apresentar o trabalho/ convite.

Conversar com a turma:

  • Em qual festa vocês gostariam de ir? Em qual se sentiriam mais a vontade? Por quê?

4º Momento: Atividade envolvendo arte e escrita.

Use a criatividade!

Desenhe a Maju bem linda para ir à uma festa, onde a diversidade é  o tema da festa.
Escreva uma legenda/frase para a sua arte.

5º Momento: Video - Baú de Histórias

                 Maju não vai à festa




6º Momento: Culminância dos trabalhos realizados.

  • Organizar uma festa na sala de aula.
  • Expor as artes e atividades.
  • Cada aluno deverá ir com o penteado que desejar.
  • As meninas poderão usar laços, tiaras, flores ou coroas.
                          Use a criatividade!

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. 


Baixar livro:  Maju não vai à festa.
https://baudesophia.files.wordpress.com/2016/07/maju-19x19.pdf

Sugestão de artes/ cartazes/mural!


http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/11/atividades-20-de-novembro-dia-da.html

10 comentários:

  1. Plano de aula marabilhosssoooo! Amei e vou trabalhar com minha turma do 2º ano.Obrigada! (Jane)

    ResponderExcluir
  2. Show de bola! Muito interessante as sugestões!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! Gostei muito muito muito. Obrigada! (Cris)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito! Recomendo muito livro, principalmente para quem é professora infantil como eu.

    ResponderExcluir
  5. Desde a primeira vez que li a historia fiquei encantada. No ano passado realizamos um teatro desta historia para encerramento do nosso projeto de curso. Historia linda e encantadora. As crianças ficam apaixonadas. Neste ano estou trabalhando novamente a historia em sala de aula. Gostaria muito de comprar o livro.

    ResponderExcluir
  6. Tem bloguer copiando suas páginas- o blogEducação e tranformação é cheio de plágio...sacanagem

    ResponderExcluir
  7. Amei!Obrigada por compartilhar, imprimi o livro para trabalhar com meus alunos, com certeza eles irão amar assim como eu!

    ResponderExcluir
  8. Amei! Imprimi o lvro para trabalhar com meus alunos com a certeza que eles irão amar tbm, assim como eu!

    ResponderExcluir