Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 6 de dezembro de 2014

Desenvolvimento do projeto“O Menino Maluquinho”



     Projeto “O Menino Maluquinho”



1-   Caracterização do Projeto


1.1- Público Alvo: Alunos de 4º do Ensino Fundamental. 1.2-Professora: Cristiane Geralda


1.3 - Supervisora Pedagógica: Ivani Ferreira


1.4- Duração do Projeto: Março a Junho de 2014




2. Apresentação


 O projeto “O Menino Maluquinho” surgiu a partir de uma ação do Projeto Institucional: “Leitura: Comp@artilhe essa ideia”, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho na perspectiva de ampliar o acesso de crianças, jovens, adultos e idosos a obras literárias incentivando o gosto pela leitura. Sendo assim, trabalhamos com a obra “O Menino Maluquinho de Ziraldo para incentivar o uso da biblioteca e o Hábito de ler. Para nossa surpresa, os alunos se identificaram tanto com a história que uma atividade foi puxando a outra e as coisas foram acontecendo naturalmente até transformá-lo em um projeto interdisciplinar.


3. Justificativa


A necessidade de proporcionar aos alunos o prazer de ler, ouvir histórias, poesias, criar e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento. É preciso conscientizar os nossos alunos e integrá-la no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o interesse pela leitura.


4. Objetivos específicos



  •   Desenvolver o gosto pela leitura através da obra “ O Menino Maluquinho” de Ziraldo,
  •  Incentivar o uso da biblioteca e a valorização do seu acervo;
  •   Explorar o lado criativo dos alunos incentivando a reciclagem/reaproveitamento do lixo;
  • Apreciar e extrair nos livros o que eles oferecem de lazer-diversão e de ciência-conhecimento,
  • Desenvolver nos alunos o encantamento através do lúdico,
  •    Incentivar a leitura e a escrita de diversos gêneros literários.
  •   Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
  •  Integrar a leitura dos livros, a leitura de vida e a leitura da arte,
  • Aprender Matemática com o Menino Maluquinho.



5.Recursos materiais


·         Livros, DVD, papéis, lápis, pincel atômico, giz de cera, tesoura, cola, régua, prendedores de varal, barbante, almofadas, EVA e diversos materiais recicláveis.




6. Recursos Humanos


·         Equipe da escola Leon Renault


·         Equipe da Uaitec


·         Equipe da Secretaria Municipal de Educação


·         Equipe do Descentralizando o Acesso/Inhotim




 7. Desenvolvimento


O projeto será desenvolvido através das seguintes ações:


Língua Portuguesa





  •  Abertura do Projeto com a história: O Menino Maluquinho/Ziraldo
  •  Conhecer o personagem
  •  Pesquisar o autor Ziraldo
  •  Interpretações de textos orais e escritos
  •  Leitura de histórias em quadrinhos e tirinhas




Produção de texto





  •  Fazer a reescrita da história trabalhada;
  • Elaborar livro com as travessuras da turma
  •  Confeccionar livro com receitas das avós da turma;
  • Redigir texto “Maluquinho no País do futebol”
  •  Criar poemas coletivos e individuais
  • Com a turma sentada em círculo conversar sobre o livro, comparar o livro com o filme.
  • Conversar sobre a visita ao museu Inhotim.
  • Ouvir leituras das produções de texto e poemas.




Matemática





  •  Trabalhar a divisão e multiplicação através de jogos.
  • Quebra cabeça
  • Calendário: explorar a data de aniversário.
  •  Explorar quantidades ao preparar uma receita.





Artes, músicas e movimento





  • Música “O Menino Maluquinho”
  • Brincadeiras diversas
  • Dobraduras
  • Pinturas
  •  Confecção de panelinhas e jogos.




História, geografia e ciências/ lixo e cidadania.




Através de histórias em quadrinhos do Menino Maluquinho os alunos estudarão sobre:



  •  Estudo de mapas
  • Biografia do autor Ziraldo
  •  Dengue
  •  Uso consciente da água
  •  Reciclagem/reaproveitamento do lixo




Culminância:




   Este projeto será apresentado no dia “D” (dia da família na escola).






8. Avaliação:




 A avaliação será processual e contínua, realizada através de observações, anotações individuais, fotos e relatos do desenvolvimento das atividades.
Fotos do projeto

     "O Menino Maluquinho"


Incentivando o uso da biblioteca!!!
              Para incentivar o uso da biblioteca, a Supervisora Ivani Ferreira fez uma exposição com algumas obras de Ziraldo e contou a História " O Menino Maluquinho" , para o 4º ano 1 da professora Cristiane. Depois da história, os alunos leram outras obras do autor e  fizeram empréstimo de livros para ler em casa.
Os alunos amaram a história de Ziraldo!




























 Empréstimo de livros como bibliotecário  Agustinho.










Inhotim /Descentralizando o acesso.

Visita ao Museu Inhotim...
    Fazendo uma junção do projeto Leitura “Compartilhe essa Ideia” que está sendo desenvolvido na sala da professora Cristiane “com a proposta do Inhotim “ Ressignificando  o Objeto”, decidimos em uma proposta muito “Maluquinha”, inserir o Menino Maluquinho da Obra de Ziraldo, no museu Inhotim.
    Esse menino utiliza um objeto/ panela na cabeça com se fosse um chapéu, no futebol ele é o melhor de todos. Ele é popular, tem muitos e namoradas, tem mil ideias na cabeça, faz várias invenções, sua pipa era a mais maluca de todas ela rodopiava no céu...Na escola ele só tirava zero no tal do comportamento, mas o tempo passa e ele cresce e se torna um adulto muito legal...A turma está maravilhada com essa história e estão com mil ideias na cabeça!!!
   Ressignificar, na prática, é a capacidade que possuímos e quase não percebemos, de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas;  de perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já estava formatado no nosso sistema de valores e crenças. É um processo de modificação do filtro pelo qual percebemos os acontecimentos. Com a finalidade é alterar o significado anteriormente dado.
























































































































































No pós visita Inhotim os alunos do 4º ano 1, escolheram a obra que mais gostaram e fotografaram caracterizados de menino maluquinho com a obra escolhida pela turma.

Todos queriam ser o Menino Maluquinho !
































































A nova proposta é confeccionar uma árvore suspensa com panelinhas dependurada.



Literatura na Praça.

Foram expostos trabalhos com a finalidade de proporcionar aos moradores, visitantes e estudantes dias agradáveis em contato com poesia, teatro, hora do conto, gibis, brincadeiras, artes, xadrez gigante...entre outras atividades de recreação e incentivo à leitura.
O 3º dia aconteceu nas Praças do Aranha, com a participação das escolas de São José do Paraopeba, Marinhos, Aranha. 


Para a exposição na praça , a turma do 4º ano 1, confeccionaram um livro com as travessuras da turma, um leque de  história em quadrinhos  e desenhos artísticos.






Ludicidade e Matemática



Em Matemática, os alunos do 4º ano 1, estão aprendendo divisão através de jogos com o Menino Maluquinho. A atividade abaixo, consiste em dividir,  por exemplo, 27 cubinhos do material dourado  entre 3 Meninos Maluquinhos. Para isso é preciso pegar  a quantidade 27 , duas barrinhas e sete cubinhos, fazer a troca das barrinhas para cubinhos para dividir as 27 unidades por 3. Para certificar que esta certo  o aluno explica como foi feita  toda a operação  = 27 dividido por 3 deu nove para cada um. Isso porque 3 vezes nove  são 27.












É importante o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem, pois o mesmo é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. As atividades lúdicas são essenciais, é nelas que ocorrem as experiências inteligentes e reflexivas, e a partir disso se produz o conhecimento. Os jogos para as crianças são fundamentais para desenvolverem diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação no qual as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros.

 

Projeto "O Menino Maluquinho"/Fazendo artes.

Confeccionando as panelinhas para montar a árvore suspensa(obra de arte da turma do 4º ano 1).
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário