Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 22 de março de 2016

Evolução dos conteúdos do 1º ao 5º ano - Matemática

EVOLUÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICA – 1º AO 5º ANO
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Etapas da contagem (contagem, recontagem e sobrecontagem)
Agrupamentos (de dois em dois até a 9)
Introdução do Sistema de Numeração Decimal (trocas na base 10, valor posicional até a 3ª ordem
Sistema de Numeração Decimal Introdução da 4ª ordem
Sistema de Numeração Decimal Introdução da 5ª e 6ª ordem
Sistema de Numeração Decimal Introdução da 7ª ordem e  8ª ordem.
Ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Não utilização do algoritmo formal
Ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Introdução do algoritmo da adição e subtração (sem reserva e sem reagrupamento)
Ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Algoritmo da adição sem troca e com troca , com uma reserva (até as  centenas para os milhares).

Algoritmo da subtração sem e com reagrupamento das unidades de milhar para as centenas.

Introdução do algoritmo da multiplicação, com reserva das dezenas para  a centena, resultando num fato fundamental da adição.

Introdução do algoritmo divisão de fatos, sem resto.
Ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Subtração com dois ou mais reagrupamentos.

Adição com duas reservas.

Divisão com um número no quociente, com e sem resto.

Multiplicação com dois dígitos no segundo fator (10, 100)

Reserva na multiplicação (das unidades para as dezenas e das dezenas para as centenas)
Ideias do campo aditivo e multiplicativo.

Consolidação da adição e subtração.

Divisão por dois números no quociente.

Multiplicação com três algarismos no segundo fator.





Introdução de números decimais (décimos, centésimos e milésimos)
Reconhecer frações unitárias usuais (um terço, um quarto e um décimo) de quantidades contínuas e discretas em situação de contexto familiar.

Introdução da noção de porcentagem (25%, 50%, 75%, 100%)

Frações: representação, equivalentes, comparação de frações.
Compor e decompor números, pelo menos até 30  (exemplo: 10 = 2+8 ou 10= 5+5 ou 10= 1+9 ou     11-1= 10).
Compor e decompor números (exemplo: 24=20+4 ou 24= 6+18 ou 24= 26-2)
Compor e decompor números (exemplos: 168=100+60+8 ou 168= 50+50+50+18).
Compor e decompor números de diferentes maneiras relacionando o valor posicional do zero à sua composição (ex. 574 = 5x100+ 7x10 + 4x1.
Consolidação da composição e decomposição de números nas diferentes formas.
ALGEBRAS E FUNÇÕES
Classificação e seriação de elementos de uma coleção.
Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler, escrever números menos frequentes.
Organizar sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número e descrever a regra de uma sequência.
Criar e descrever sequências ordenadas de números naturais menores que 50, para os quais as divisões por determinado número (2,3,4 ou 5) resultem em restos iguais (exemplo: sequência menores que 30 cujo o resto da divisão por 5 é 3).
Descrever o que ocorre com uma igualdade, ao se adicionar ou multiplicar seus membros por um mesmo número (exemplo: se 127+38=165 então 127+38+2= 165+2 ou se 42+19=30+31 então (42+19) x 2= (30+31)x2).

Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente, começando por um número qualquer (exemplo: escreva até 15 de 2 em 2, começando do número 5).
Escrever diferentes sentenças de adições ou subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Completar sequências com elementos ausentes, descrevendo os critérios adotados.
Resolver problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido (exemplos: 17+?=42; 17x?=85).



Descrever o que ocorre com o resultado da adição ou da subtração de dois números, ao se adicionar um número qualquer a um de seus termos.
Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas (exemplo: quantidade de um produto e valor a pagar), incluindo escalas em mapas.



Resolver e elaborar problemas simples que envolvam igualdades matemáticas com uma operação (adição, subtração, multiplicação ou divisão), em que um dos termos é desconhecido (exemplo: 30:?=6).
Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais (exemplo: João e Maria têm juntos 36 figurinhas, se João tem o dobro de figurinhas de Maria, quantas figurinhas tem cada um?)
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Classificar eventos familiares envolvendo o acaso (exemplo: acontecerá com certeza, talvez aconteça ou é impossível acontecer).
Descrever resultados de eventos cotidianos, envolvendo o acaso, indicando-os como “prováveis”, “pouco prováveis”, “improváveis”.
Identificar, em eventos familiares, envolvendo o acaso, a variação dos resultados possíveis (exemplo: reconhecer que há respostas diferentes para uma pergunta, que há diferentes resultados em sorteio)
Identificar dentre eventos cotidianos aquele que têm maior chance de ocorrência.
Indicar a probabilidade de sucesso de um evento simples, por meio de uma razão, quando os resultados do experimento são equiprováveis, ou seja, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer.




Apresentar todos os resultados possíveis de um experimento aleatório (exemplo: sortear uma menina de um grupo de alunos), indicando se esses resultados são igualmente prováveis ou não (se a quantidade de meninas e meninos for igual, a chance de sortear uma menina é a mesma do que a de sortear um menino, mas, se as quantidades forem diferentes, as chances não serão iguais).




Coletar dados em uma pesquisa envolvendo apenas uma variável (exemplo: qual o time? Qual o número do sapato?) descrever os seus resultados e construir representações próprias para comunicar dados.
Identificar uma informação (exemplo: “quantos” ou “quem”) e comparar duas informações (exemplo: “quem tem menos” ou “qual o maior”) apresentadas em tabelas simples ou gráfico de colunas.
Interpretar e comparar dados apresentados em uma tabela simples, gráficos de barras ou colunas.
Ler e interpretar tabelas de dupla entrada, gráfico de barras e colunas.
Comparar e interpretar dados apresentados em gráfico de colunas, barras e linhas.


Coletar dados de duas variáveis, organizando-os em categorias, e selecionar meios para comunicar os resultados como listas, tabelas, gráfico de colunas simples, com o sem uso de tecnologias digitais.
Coletar e comunicar dados de uma pesquisa (variáveis categóricas ou numéricas), usando tabelas, inclusive as de dupla entrada, com ou sem uso de tecnologias digitais.
Coletar dados e comunicar os resultados de pesquisa selecionando as representações mais adequadas entre as já estudadas (tabelas, gráficos de colunas, de barras ou de linhas), com e sem uso de tecnologias digitais.
GEOMETRIA
Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço, considerando um ponto de referência.
Identificar e descrever deslocamentos e localização de pessoas e objetos no espaço, considerando pontos de referência.
Identificar e descrever localização (considerando mais de um ponto de referência) e deslocamentos (incluindo mudanças de direção) de pessoas e objetos no espaço.
Identificar e descrever localização e movimentação no espaço, mudança de direção, usando termos, tais como: paralelas, transversais, perpendiculares, intersecção, direita e esquerda.
Localizar objetos no espaço usando noções de coordenadas (exemplo: mapas de cidade, batalha naval, células em planilhas eletrônicas, plano cartesiano, coordenadas geográficas).
Descrever objetos do mundo físico comparando-os com figuras geométricas espaciais sem nomeá-las.
Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
Reconhecer e nomear as representações de figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico e associando prismas e pirâmides a suas planificações.
Analisar, nomear e comparar figuras espaciais por seus atributos (exemplo: número de vértices, de faces e arestas, formato das faces), mesmo que apresentadas em diferentes posições, associando figuras geométricas espaciais com suas planificações.
Reconhecer e nomear polígonos considerando o número de lados, de vértices, ângulos e desenhá-los utilizando material de desenho e /ou tecnologias digitais.
Descrever, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), apresentadas em diferentes disposições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.


Descrever, comparar, nomear, classificar figuras planas (circulo, triângulo, quadrado, retângulo) por características comuns, apresentadas em diferentes posições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.
Descrever, comparar, nomear, classificar figuras planas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) por características comuns, mesmo que apresentadas em diferentes posições, ou seja, com e sem lados paralelos às bordas da folha de papel.
Reconhecer ângulos em figuras planas (poligonais) e identificar o ângulo reto.
Identificar elementos de prismas e pirâmides (vértices, arestas e faces).


Reconhecer figuras iguais (congruentes), usando sobreposição, desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, utilizando tecnologias digitais.
Construir figuras por reflexão e translação em malhas (quadriculadas ou triangulares), usando tecnologias digitais e desenhar figuras poligonais, utilizando régua e esquadros.
Reconhecer, em situações da ampliação e redução, a conservação dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais.
GRANDEZAS E MEDIDAS
Comparar e ordenar objetos em relação a comprimentos, capacidades e massas, utilizando linguagem natural.
Estimar, realizar e comparar medições de comprimentos horizontais, verticais e de contornos formados por linhas retas, utilizando unidade de medida não convencionais (exemplo: palmo, passos, lápis, pedaço de barbante).



Estimar, fazer medições, comparar e ordenar comprimentos, massas e capacidades, utilizando unidades não convencionais de medida e unidades convencionais mais usuais.
Estimar, fazer medições, comparar e ordenar comprimentos, massas e capacidades, utilizando unidades convencionais mais usuais.
Comparar e ordenar grandezas (comprimento, área, massa e capacidade), utilizando unidades convencionais de medida e reconhecendo as relações entre unidades de medidas mais usuais.
Identificar e ordenar períodos do dia, dias da semana, meses do ano, datas e relações entre esses períodos de tempo, utilizando calendários.
Identificar, ordenar e relacionar datas, dias da semana, meses do ano e eventos (exemplo: planejamentos diários, situações do cotidiano, programações), utilizando calendários.
Comparar áreas de duas figuras planas, recorrendo às relações entre elas ou à decomposição e à composição.
Compreender a noção de perímetro e medir o perímetro de uma figura plana simples.

Compreender a noção de área e comparar medidas de áreas em figuras planas desenhadas em malha quadriculada pela contagem de quadrinhos e metade de quadrinhos reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Medir o perímetro de quadriláteros, triângulos e outros polígonos.

Descrever o que ocorre com as medidas do perímetro e da área de um quadrado, quando se altera e medida de seus lados (exemplo: dobra, triplica).



Ler, identificar e registrar horas (hora, meia hora) e duração de eventos (horário de início e fim) em relógios analógicos e digitais.
Ler, identificar e registrar horas (hora, meia hora, quadro de hora) e duração de eventos (horário de início e fim) em relógios analógicos e digitais.
Ler, identificar e registrar horas em relógios analógicos e digitais e calcular intervalo de tempo.


Reconhecer e nomear moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, estabelecendo equivalências de valores.
Reconhecer e comparar valores de moedas e cédulas e estabelecer equivalências de um mesmo valor, utilizando diferentes cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.





Compreender e utilizar termos empregados (troco, lucro, prejuízo) em situações que envolvem o sistema monetário (compra, venda, formas de pagamento).
Compreender e utilizar termos empregados (troco, lucro, prejuízo) em situações que envolvem o sistema monetário (compra, venda, formas de pagamento).



Reconhecer temperatura como grandeza, identificando termômetros como instrumento de medida e grau Celsius como unidade.





Compreender a grandeza volume, de objetos tridimensionais, por meio de empilhamento de cubos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário