Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Brincando e aprendendo- Barras de Cuisenaire


O que são as Barras de Cuisenaire ?

Tem este nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire
(1891-1980).
Cuisenaire era professor de Matemática na Bélgica, e decidiu criar este 
material para ajudar no ensino dos conceitos básicos de Matemática.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e 
pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala de Cuisinaire.

1ª parte
O primeiro contacto foi com as barrinhas, que deve ser uma brincadeira, 
e apenas o reconhecimento físico da peças.
Construímos casinhas, bonecos, comboios... e discriminar tamanho 
e cores.

2ª parte
Reconhecimento das cores, que é essencial para a compreensão da Escala 
de Cuisenaire. O avanço desta percepção pelas crianças, foi feita com a 
ajuda de jogos e a passagem para o papel da sua construção.

3ª parte
Depois, quando as crianças já estavam familiarizadas com as cores e 
tamanhos do material, foi hora de comparar os tamanhos das barrinhas. 
Escolheu-se uma barrinha e a criança procurou outras duas que juntas, 
tinham o mesmo tamanho da primeira.

4ª parte
Começou-se a associar os números às cores e aos tamanhos.

5ª parte
Aprendeu-se a adição.
Indicou-se uma barrinha qualquer e os alunos tiveram de combiná-la com 
outras até obter o mesmo comprimento, ou seja, o mesmo tamanho.


Plano de aula com Barras de Cuisenaire


Nenhum comentário:

Postar um comentário