Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto “ O ENCANTAMENTO DAS HISTÓRIAS INFANTIS”

JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
As obras literárias nos possibilitam estabelecer relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver os conhecimentos da língua escrita.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens ‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • ·         Entrar em contato com diversas histórias infantis;
  •      Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
  •       Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  •       Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  •      Avançar na hipótese de escrita e leitura;
  •           Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;
  •       Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

CONTEÚDOS:

¯ Conto e reconto de histórias;

¯ Interpretação r dramatização;

¯ Práticas de escrita e leitura;

¯ Produção textual coletiva;

¯ Bilhete;

¯ Carta;

¯ Expressão oral e corporal;

¯ Gêneros literários;

¯ Expressividade;

¯ Valores;

¯ Fazer artístico;

¯ Recorte e colagem;

¯ Contagem;

¯ Números e operações;

¯ Raciocínio lógico;

¯ Construção de gráfico;

¯ Agrupamentos;

¯ Brincadeiras e jogos;

¯ Seres vivos;

¯ Alimentação

METODOLOGIA:

$ Leitura de diversas histórias infantis;

$ Interpretação oral e escrita;

$ Dramatização das histórias;

$ Construir textos coletivos, utilizando figuras sequenciadas

$ Cruzadinhas;

$ Recorte e colagem de palavras e imagens;

$ Listagem de palavras;

$ Desenhos e pinturas relacionadas com a leitura;

$ Dobradura;

$ Criação e continuação de histórias;

$ Confeccionar fantoches;

$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e corporeidade;

$ Construir um quebra-cabeça da história;

$ Escrita espontânea dos nomes dos personagens;

$ Visita a biblioteca;

$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto que cada criança deverá trazer para sanduíche;

$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu próprio sanduíche)

$ Escrita de uma carta, contando a história da turma;

$ Construir um animal de sucata e apresentar suas características;

$ Construir um gráfico de quantidades de letras das palavras estudadas;

$ Completas as palavras com as letras que faltam;

$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9, 10;


 CRONOGRAMA: setembro a dezembro

AVALIAÇÃO:

Será observado se a criança:

·         Participa das atividades, interagindo com o grupo;

·         Demonstra iniciativa;

·         Elabora perguntas respostas de acordo com o contexto;

·         Reconta histórias com as características próximas a original;

·          Participa de atividades de escrita e leitura;

·         Constrói e quantifica números;

·         Associa os sons das letras contidas nas palavras;

·         Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;

·         Respeita as regras de convivência social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário